Fórum Nacional Energético de 2026 reúne lideranças para debater desenvolvimento, segurança e transição energética
A segunda edição do Fórum Nacional Energético, organizado pelo Instituto Brasileiro de Transição Energética – INTÉ, ocorreu na última segunda-feira, 10 de junho, em Brasília. O evento reuniu diversos especialistas e agentes estratégicos da cadeia de energia nacional, além de representantes do Poder Executivo e Legislativo.
Durante o encontro, os principais temas debatidos nos painéis foram transição e segurança energética, descarbonização, infraestrutura, planejamento energético, combate à pobreza energética e fortalecimento regulatório. Em um cenário de transformação do setor de energia, os participantes trataram sobre meios para a construção de políticas públicas e marcos regulatórios capazes de garantir maior previsibilidade e competitividade.
Entre os destaques da programação esteve o painel “Diretrizes para o Amanhã: O Planejamento Energético como vetor de desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país”, o qual contou com o moderador João Paulo Madruga, Diretor Executivo da INTÉ, e com a participação do Deputado Federal Danilo Forte, do Diretor-Presidente da ANEEL, Sandoval Feitosa, do ex Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, e do presidente do SINDIGÁS, Sergio Bandeira. A discussão proporcionou a análise das questões energéticas por uma nova perspectiva e fomentou a colaboração entre o setor público e privado, assegurando o desenvolvimento de um futuro energeticamente sustentável.
Neste sentido, o evento evidenciou a importância do planejamento energético de longo prazo como instrumento fundamental para equilibrar crescimento econômico, segurança no abastecimento, expansão da infraestrutura e sustentabilidade ambiental. Ainda, os painelistas ressaltaram a necessidade de integração entre os diferentes agentes do setor e de um ambiente regulatório estável, a fim de criar um espaço propício ao intercâmbio de ideias que impulsione investimentos e garanta a competitividade da matriz energética brasileira.
Assim, a participação do escritório Fernanda de Paula no evento reforça seu compromisso com o acompanhamento das principais discussões regulatórias e institucionais que impactam os setores de energia e infraestrutura, contribuindo para uma atuação jurídica alinhada às transformações e tendências que moldam o futuro do Brasil.
