CLIPPING SEMANAL 29/05/2026 A 02/06/2026
- Clipping
O Escritório Fernanda de Paula Advocacia acompanha diariamente os setores de mineração, energia elétrica e petróleo, realizando um monitoramento especializado de jornais, revistas, sites, portais, blogs, rádio e TV. Nosso objetivo é oferecer um conteúdo completo, com as principais novidades, análises e tendências que estão moldando esses segmentos, sempre com foco no que realmente importa para nossos clientes. Nosso grande diferencial é o acompanhamento direto e presencial das Agências Reguladoras e do Congresso Nacional, o que nos permite antecipar informações relevantes antes mesmo de serem divulgadas pela grande mídia. Além disso, analisamos os bastidores do setor e trazemos insights exclusivos, fundamentais para que empresas e municípios se destaquem no mercado.
Confira as principais notícias da semana:
MINERAÇÃO
- Mineração reforça gestão de barragens e pilhas com novas tecnologias: Setor amplia monitoramento, transparência e gestão de riscos por meio de instrumentos automatizados e do Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM).
- AGU firma acordo de R$ 353 milhões com a Intercement: Transação encerra disputa judicial relacionada ao cartel do cimento e garante recuperação de recursos aos cofres públicos.
PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS
- ANP abre consulta pública sobre aumentos abusivos nos preços dos combustíveis: Propostas buscam estabelecer critérios objetivos para fiscalização de preços em situações excepcionais.
- Brasil registra recorde na produção de petróleo e gás em abril: Pré-sal alcança novo patamar histórico e passa a responder por quase 80% da produção nacional.
- Setor de petróleo, gás e combustíveis registra movimentação recorde na B3: Negociações somaram R$ 133,07 bilhões em março, impulsionadas pela valorização internacional do petróleo.
ENERGIA ELÉTRICA
- ANEEL firma acordo com reguladora do Amapá: Convênio amplia a cooperação institucional e fortalece a fiscalização dos serviços de energia elétrica no estado.
- ANEEL realiza segunda sessão do Leilão de Transmissão nº 1/2026 em julho: Certame dará continuidade à expansão da infraestrutura elétrica nacional e aos investimentos em transmissão.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIAS (MME)
- MME estabelece diretrizes para os Leilões de Energia Existente de 2026: Medida busca ampliar a previsibilidade do setor elétrico e reduzir pressões inflacionárias sobre as tarifas.
- Silveira destaca potencial do Brasil para atrair investimentos em data centers: Ministro aponta matriz energética limpa, segurança jurídica e capacidade de expansão do sistema elétrico como vantagens competitivas do país.
- MME avalia riscos de baixa concorrência no primeiro leilão de baterias do Brasil: Governo analisa a capacidade da indústria de atender exigências de conteúdo local previstas para o certame.
